• Gruna

[MESMO ESPAÇO, NOVO OLHAR]


"Estava em um momento de renovação pessoal e meu espaço de trabalho não refletia mais minha identidade, era hora de me reinventar." Esse era o desejo do fotógrafo Romariz quando decidiu transformar seu escritório em Icaraí, Niterói, onde atende seus clientes.



Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso encarar uma reforma pesada para modificar totalmente a atmosfera de um espaço.

A proposta da Gruna foi executada a partir de um projeto existente, onde manteve-se a estrutura e a setorização do escritório, que se divide em sala de espera e atendimentos rápidos e sala de trabalho/reunião.



Na sala de espera foi mantida a parede curva do projeto original, por ser um ponto de grande destaque, foi utilizada textura em cimento queimado e iluminação para valorizá-la. O grande banco de concreto que a tangencia foi mantido e revestido com um tampo de madeira para trazer rusticidade ao ambiente.

Já na área de trabalho do fotógrafo foi criada uma marcenaria que pudesse atender a rotina diária de trabalho e também se transformar em sala de reuniões com os clientes.



O espaço que mantinha uma linguagem monocromática, ganhou cores alegres a pedido do fotógrafo. Para integrar a sala de espera com a de reuniões, a parede que conecta os dois espaços foi pintada de azul.

"Desejava mais vida, um incentivo maior para permanecer no escritório, e gostaria de poder atender melhor meus clientes. Queria um espaço que eles também se identificassem e se sentissem tão confortáveis quanto eu," ele conta.


Com o intuito de valorizar a história e memória afetiva do fotógrafo, os materiais não mais utilizados do acervo pessoal, ganharam novo significado ao serem expostos como decoração. Fazendo com que o escritório tivesse ainda mais sua identidade e saísse do óbvio que seria a exposição das fotos do seu trabalho.


"Os clientes chegam e reparam nos detalhes, interagem e se interessam. Poder contar minha história através dos objetos de decoração, ter vontade de ficar mais tempo no ambiente e o impacto das pessoas foram as coisas mais importantes para que a transformação fizesse sentido", diz.










Com criatividade e detalhes que inspiram, os ambientes foram reformulados, marcando o momento de inquietação e transição do fotógrafo.


Veja mais no vídeo abaixo:




72 visualizações